Muitos professores gostam de usar dinâmicas como “quebra-gelo” para conhecer seus novos alunos. Contudo, nem todos os estudantes gostam ou têm facilidade para falar em público, principalmente num ambiente novo.
Por isso, trouxe para você, professor, um material para utilizar como dinâmica de início de ano, no qual você pode ter até mais informações sobre seus alunos sem que eles tenham de se sentir expostos diante dos novos colegas.
Além de facilitar a participação dos alunos mais reservados, esse material ainda é útil por manter as informações registradas. Dessa forma, ao longo do ano você pode ir revistando o que os alunos escreveram, e assim, buscar formas de incluir, nas suas aulas, atividades condizentes com as habilidades e interesses deles.
Caso ache necessário, você pode perguntar se algum aluno gostaria de falar sobre o que escreveu. Geralmente, eles têm mais facilidade de falar sobre seus talentos, hobbies e a profissão que pretendem ter no futuro. Explore isso.

Lembre-se que a pior parte de dinâmicas é se sentir vulnerável diante dos demais. Na adolescência isso tem um peso ainda maior. Então seja responsável e não force a participação falada dos alunos. Afinal, apenas a escrita já é suficiente para que você saiba mais sobre eles.
Espero que faça bom uso do material! Aproveite e leia outros textos do site para te ajudar no seu desenvolvimento profissional.
