Entre a tradição e a inovação
A educação no Brasil é rica em diversidade pedagógica, com diferentes correntes que moldaram e continuam a influenciar o ensino no país. Além das abordagens mais conhecidas, novas práticas têm emergido, acompanhando os desafios e demandas do século XXI.
Dessa forma, Neste artigo, vamos explorar as cinco principais correntes pedagógicas que marcaram a educação brasileira e conhecer três propostas emergentes que estão transformando a forma como aprendemos e ensinamos.
As Cinco Correntes Pedagógicas Mais Influentes no Brasil
1. Pedagogia Tradicional

A Pedagogia Tradicional é uma das bases históricas do ensino no Brasil. Aqui, o foco está na transmissão de conhecimento acumulado, com o professor ocupando uma posição central.
- Objetivo principal: Ensinar os conteúdos considerados fundamentais de forma sistemática e organizada.
- Métodos: Aulas expositivas, exercícios repetitivos e avaliações formais.
- Críticas: Essa abordagem muitas vezes prioriza a memorização em detrimento do pensamento crítico e criativo.
2. Pedagogia Progressista
A Pedagogia Progressista surge como uma crítica à Pedagogia tradicional. Tendo como grande símbolo e educador Paulo Freire, essa corrente visa transformar a sociedade por meio da educação.

- Objetivo principal: Desenvolver o pensamento crítico dos alunos, preparando-os para questionar e transformar a realidade social.
- Métodos: Discussões, reflexões coletivas e projetos interdisciplinares.
- Destaque: O professor é um mediador que incentiva o diálogo e a participação ativa dos estudantes.
A Pedagogia Progressista inclui três linhas de abordagem. Além da pedagogia de Freire, chamada “Libertadora”, temos também, a linha progressista Libertária, associada a Miguel Arroyo e a progressista Histórico-Crítica, cujo um dos grandes nomes aqui no Brasil é Dermeval Saviani.


3. Pedagogia Construtivista
Baseada nas ideias de Jean Piaget, essa corrente valoriza o papel ativo do aluno na construção do próprio conhecimento.

- Objetivo principal: Estimular o desenvolvimento cognitivo e a autonomia.
- Métodos: Problematização, projetos e aprendizagem baseada em desafios.
- Princípio chave: O aprendizado ocorre de forma contextualizada e de acordo com as fases de desenvolvimento da criança.
4. Pedagogia Montessoriana

Desenvolvida por Maria Montessori, essa abordagem foca no respeito ao ritmo individual de cada aluno.
- Objetivo principal: Promover a autonomia e o aprendizado autônomo.
- Métodos: Uso de materiais pedagógicos específicos e ambientes organizados para estimular a curiosidade.
- Destaque: O professor atua como um guia, adaptando o ambiente às necessidades dos alunos.
5. Pedagogia Waldorf
Criada por Rudolf Steiner, essa corrente busca integrar aspectos cognitivos, emocionais e espirituais do aprendizado.

- Objetivo principal: Desenvolver o ser humano de forma integral, equilibrando habilidades acadêmicas, artísticas e práticas.
- Métodos: Uso de artes, trabalhos manuais e contato com a natureza.
- Princípio-chave: O aprendizado é adaptado às diferentes fases do desenvolvimento humano.
Correntes Emergentes: O Futuro da Educação
Além dessas abordagens tradicionais, novas correntes têm surgido, alinhadas às demandas contemporâneas.
1. Pedagogia Inovadora
Com foco na tecnologia e nas metodologias ativas, essa corrente busca personalizar e dinamizar o aprendizado.
- Destaques:
- Sala de aula invertida: Os alunos estudam o conteúdo teórico em casa e realizam atividades práticas na escola.
- Gamificação: Uso de elementos de jogos para engajar e motivar os estudantes.
- Plataformas digitais: Recursos adaptativos para atender às necessidades individuais de cada aluno.
2. Educação Socioemocional
A Educação Socioemocional está ganhando destaque, especialmente com o reforço da BNCC.
- Objetivo principal: Desenvolver competências emocionais, como empatia, resiliência e autoconsciência.
- Práticas:
- Técnicas de mindfulness para reduzir o estresse e melhorar o foco.
- Círculos de diálogo para incentivar a escuta ativa e o compartilhamento de sentimentos.
Podemos incluir na abordagem socioemocional, a filosofia da Educação Positiva, quando essa é levada para dentro do ambiente escolar.
Fundamentada no princípio do respeito mútuo e na compreensão sobre as fases do desenvolvimento humano, a Educação Positiva propõe o ensino de habilidades socioemocionais por meio do espelhamento que a criança deve fazer do comportamento dos adultos ao seu redor. Por isso, antes de mais nada, o professor precisa se torna um exemplo digno de ser imitado por seus alunos.
3. Educação Sustentável
A Educação Sustentável busca formar cidadãos conscientes e engajados com questões ambientais e sociais.
- Objetivo principal: Preparar os alunos para atuarem como agentes de mudança na preservação do planeta.
- Práticas:
- Projetos interdisciplinares sobre reciclagem, mudanças climáticas e consumo consciente.
- Hortas escolares e outras atividades que conectam os alunos à natureza.
Conclusão
Cada uma dessas abordagens, seja tradicional ou emergente, traz contribuições importantes para o desenvolvimento de práticas pedagógicas no Brasil. Enquanto as correntes clássicas nos mostram caminhos consolidados, as emergentes respondem às transformações do mundo contemporâneo.
Se, ainda sim, tiver surgido alguma dúvida, você ainda pode assistir o vídeo a seguir para ajudá-lo a compreende ainda mais o tema.
Mas me diga: para você, qual dessas correntes pedagógicas mais faz sentido para o contexto da sua escola ou sala de aula? Deixe sua opinião nos comentários!